sexta-feira, 29 de abril de 2016

Jogos Matemáticos - 5° Ano

JOGO DO REPARTIR: Jogo com ideias ligadas às quatro operações (adição: juntar; subtração: completar e comprar; multiplicação: organização e proporcionalidade; divisão: repartir em partes iguais);



POLIMINÓ: composição de figuras e noção de áreas;




ROUBA MONTE: exploração das quatro operações na comparação das cartas;



CARTELAS E CARTAS: formação de números; ordem crescente e decrescente; pares e ímpares; escrita e leitura de números;






RESOLUÇÃO COLETIVA DE PROBLEMAS:




terça-feira, 26 de abril de 2016

Culinária Indígena

Os alunos do 3° ano realizaram diversas atividades relacionadas ao índio destacando a culinária. Dia 15 de abril foi o dia de colocar em prática alguns conhecimentos e preparar um bolo, cujo ingrediente principal foi a mandioca, base da alimentação indígena.  Orientados pela Estagiária Daniela e com a ajuda da Tia Reni prepararam um deliciosos bolo.








segunda-feira, 25 de abril de 2016

Semana Saúde na Escola

               De 25 a 29 de abril comemoramos a Semana da Saúde da Escola. Assim a EMEF Porto Quinze vem desenvolvendo atividades como palestras, contação de histórias, avaliação nutricional e visitas aos domicílios do Bairro  com o objetivo de informar e conscientizar a comunidade e os alunos  sobre cuidados com o corpo, alimentação saudável, higiene pessoal, prática de exercícios, prevenção de doenças e epidemias. 

Confira como foi a semana:


Abertura da Semana Saúde na Escola

Teatro "A princesa e o Sapo"








Conversa com a Enfermeira Marisa Mariotti sobre Saúde e Diabetes.








Professora de Educação Física Diomara conversando com os alunos sobre a importância da atividade física para a saúde.


sexta-feira, 22 de abril de 2016

Visita à Biblioteca Pública Municipal

Dia 20 de abril foi a data escolhida para os alunos da Educação Infantil visitarem a Biblioteca Pública Municipal Fátima Kuri Moesch, fundada em 1960 e inaugurada em 16 de setembro de 1975, quando recebeu a denominação, por indicação da Câmara de Vereadores. A denominação é uma homenagem à professora Fátima, pelo interesse e incentivo à leitura. 
Hoje, a Biblioteca Pública tem um acervo de aproximadamente 25 mil livros de literatura e didáticos, com espaço para a Literatura regional. Possui 4.396 leitores cadastrados. Destaca-se na Biblioteca, o Espaço Gino Ferri (historiador), dedicado aos escritores locais que enfatiza a Galeria dos Escritores, inaugurada em 2010 e está composta por fotos e exemplares de livros dos escritores encantadenses. São aproximadamente 50 escritores com raízes em Encantado, com obras editadas, fotos e currículos.









Senhores Pais!
Incentive seu filho a ler
  • A leitura pode trazer benefícios incalculáveis para a vida das crianças. Por isso, reserve um horário do dia para a leitura. Segundo o MEC (Ministério da Educação) e outros órgãos da Educação, a leitura:
  • Permite ao homem se comunicar melhor e aprender
  • Estimula o senso crítico e faz com que a criança tenha um maior rendimento na escola
  • Amplia o conhecimento do mundo
  • Aumenta o vocabulário
  • Desenvolve a criatividade e a imaginação
  • É uma forma de ter acesso às informações e, com elas, buscar melhorias para si e para o mundo
  • Facilita a escrita
Fonte:http://educarparacrescer.abril.com.br/twitte-dica/dicas/incentive-seu-filho-a-ler.shtml

A biblioteca é um ótimo local para ser visitado com a família!

terça-feira, 19 de abril de 2016

Dia Nacional do Livro Infantil

Dia 18 de abril é comemorado o Dia Nacional do Livro Infantil. A data foi escolhida para homenagear Monteiro Lobato, um dos mais influentes escritores de todos os tempos.

Como forma de incentivar a leitura, a escrita, a contação de histórias o estímulo à imaginação, criatividade e oralidade, a EMEF Porto Quinze organizou uma tarde especial no dia 19 de abril para as turmas do turno da Tarde, Educação Infantil, 1° e 2° Ano.

Os alunos participaram da "Tenda da Leitura", onde ouviram e contaram histórias, manusearam livros em um agradável espaço ao ar livre.








Além da Tenda da Leitura os alunos soltaram a imaginação criando histórias com fantoches e fantasias. Um pequeno palco foi montado para quem quisesse apresentar suas histórias em forma de teatro.








"Ler é sonhar com olhos abertos."